O Google Trends, ferramenta de busca dos termos mais pesquisados na rede, traz uma ideia do interesse dos profissionais quando o assunto é otimização do tempo na pandemia. As expressões “cursos”, “cursos online” e “cursos gratuitos” dispararam. Diante da pausa em algumas atividades cotidianas, a reciclagem profissional volta a ocupar os planos de algumas pessoas.
No setor da saúde, plataformas como o Ensino Einstein, do Hospital Albert Einstein, disponibiliza cursos gratuitos sobre a Covid-19, no manejo de casos suspeitos e formas de prevenção. Outras aulas a distância pagas, para médicos e enfermeiros, estão com valores promocionais.
O Sebrae, por sua vez, possui cursos livres que abordam do atendimento ao cliente à gestão de pessoas, podendo ser bem aproveitados pela equipe administrativa. A Educação Executiva da FGV também oferece dezenas de aulas, sem custo, na modalidade a distância, com destaque para o curso “Gestão de Pessoas: impactos da pandemia para os profissionais de saúde”.
A plataforma EAD.br, que congrega as instituições da Rede Laureate International Universities no Brasil, traz mais opções na área da saúde. Destaque para o curso Estratégias de Inovação em Serviços de Saúde, com carga horária de 24 horas.
Além do segmento da saúde, outros conhecimentos em tecnologia, idiomas e inteligência emocional auxiliam de forma satisfatória os profissionais, beneficiando-os no controle emocional em tempos de pandemia.