A expressão “decisão difícil” soa redundante de acordo com a situação em que é empregada. Isso porque as escolhas fáceis não exigem tanta dedicação e têm rápida execução. Na atual crise sanitária, postergar uma mudança ou resolução pode dificultar a retomada do negócio. Diversos fatores estão envolvidos quando o peso da decisão torna uma atitude quase impraticável. Reunimos três aspectos para reflexão que podem ajudar neste momento.
Identificação com os valores da empresa: crises exigem rápida adaptação em situações diversas. Não significa que você e sua equipe estejam imediatamente prontos às novas coordenadas, mas pode indicar características de proatividade diante das mudanças. Como saber se as decisões são as mais acertadas quando não se possui tempo para avaliar todas as variáveis que cercam o assunto? Pautar-se nos valores da clínica auxilia gestor e equipe na definição dos próximos passos, promovendo uma reflexão até mesmo no planejamento das ações.
Olhe para o mercado: em tempos de telemedicina, por exemplo, notar como o setor está se comportando é importante para ampliar horizontes e tomar decisões. Muitos profissionais também estão realizando “lives”, transmissões ao vivo com conteúdo informativo à população, por meio de redes sociais, aplicativos dedicados como o Zoom e o Google Hangouts Meet, ou mesmo YouTube. As redes sociais de colegas de profissão criam outro termômetro. O momento traz muita inquietação aos pacientes e promover esse diálogo pode reforçar laços.
Pedir ajuda especializada: com o acúmulo de funções inesperadas, decisões sobre fluxo de caixa e recursos humanos, é possível recorrer à prestação de serviços que vão poupar o tempo do profissional da saúde no alcance de soluções. Neste período de isolamento social, a Contmed readequou seu atendimento, com canais on-line para esclarecimento de dúvidas e análises gerenciais. Nesta crise e em qualquer outro momento da sua carreira, Cont com a gente!