Economia na folha de pagamento não significa demissões, até mesmo porque um custo alto não pode ser resolvido por outra saída tão onerosa. De acordo com o porte e localização da clínica, a remuneração nem sempre representa o maior custo, mas, em quase um ano de pandemia, toda reserva faz diferença.
É importante frisar as inúmeras informações presentes na folha de pagamento: dados dos colaboradores, regulamentos, impostos, entre outras. Um erro, portanto, pode significar um alto custo ao gestor que opta por lidar internamente com esta questão.
Reunimos alguns tópicos que merecem reflexão quando pensamos como as clínicas médicas podem economizar com a folha de pagamento:
Conte com o contador: à medida que os espaços médicos crescem, ter o suporte dos serviços de contabilidade significa otimizar tempo e redução de custos. Se a opção for pela contabilidade consultiva, o investimento será ainda mais recompensador, pois o profissional da saúde terá apoio para alcançar a saúde financeira da empresa, além de operar em conformidade com as legislações trabalhistas.
Horas extras X banco de horas: mesmo com todo o planejamento de horários e agendamentos, situações fogem ao controle no dia a dia da clínica, exigindo que alguns colaboradores excedam o número de horas trabalhadas. Em fases delicadas de crise sanitária, é interessante propor aos funcionários a adoção do banco de horas, gerando até mesmo mais tempo em casa e qualidade de vida aos empregados, não somente o benefício financeiro.
Limitação das jornadas e salários: com o aumento das desmarcações de consultas, especialmente nos períodos mais críticos da pandemia, e com o avanço da telemedicina, as clínicas começam a experimentar o trabalho remoto e mudanças nas horas diárias trabalhadas. Especialistas que se dedicam exclusivamente aos consultórios podem avaliar, com planejamento, propor redução nas jornadas e remunerações, desde que exista respaldo legal nestas medidas.
Se sua clínica precisa de soluções e caminhos para cortar custos que estejam impedindo seu próprio crescimento, a folha de pagamento não pode ficar de fora desta discussão. Considerar a terceirização de colaboradores é outro assunto a ser debatido, por isso, conte com o time de contadores consultivos da Contmed para levantar seu cenário atual e como aprimorá-lo, mesmo em tempos desafiadores.