Contratar um serviço de contabilidade médica é uma etapa importante para atingir o sucesso. Isso vale não só para grandes clínicas, mas também, para pequenas e médias companhias. Neste artigo vamos falar sobre qual a importância da contabilidade especializada para pequenas empresas médicas e mostrar os benefícios que vão além das questões fiscais.
A importância da contabilidade médica para o planejamento financeiro
Tendo como foco garantir o desenvolvimento de um negócio, a contabilidade é uma ferramenta poderosa para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.
No caso de empresas pequenas, essa tarefa se dá por meio de um bom planejamento e conselhos financeiros, além de também prestar auxílio nas legislações, que trataremos mais à frente.
Sem um planejamento adequado, é bem provável que a clínica ou consultório sofra futuramente com os prejuízos causados pela diferença entre a carga tributária e as receitas geradas, tornando a decisão de não contratar um serviço de contabilidade especializada um prejuízo, ao invés de uma economia.
Análise do fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um diferencial na otimização da contabilidade de pequenas empresas médicas.
Por meio dele, é possível monitorar a entrada e saída de capital, fornecendo dados para “prever” as possíveis receitas e despesas futuras, além de ajudar a descobrir o quanto a clínica ou consultórios tem disponível para investir na compra de equipamentos, suprimentos ou outras atividades sem comprometer o caixa.
Entendimento da legislação na contabilidade para pequenos consultórios
O Brasil não possui uma legislação amigável para quem deseja empreender. Muitas informações, termos técnicos e alterações constantes, exigem que as empresas se mantenham atentas às novidades que podem surgir.
Por isso, é de extrema importância a contratação de profissionais especializados na área médica que sejam capazes de entender nossas leis e saibam usá-las em benefício do negócio.
Contabilidade para pequenas empresas e o controle de estoque
Se você não faz o controle de estoque da sua clínica ou consultórios, seja ela pequena, média, ou grande, está cometendo um grave erro.
Nos consultórios e clínicas, o controle de estoque vai além do controle das entradas e saídas de mercadoria. Fazendo parte do capital de giro, pode ser tratado de maneira estratégica, pois, através dele é possível realizar a otimização de recursos, reduzindo o número de insumos a um nível ideal e eficiente para a construção de uma logística de qualidade.
Nesse artigo você compreendeu a importância da contabilidade médica especializada. Para que seu negócio prospere, é fundamental a contratação de um serviço de contabilidade de qualidade, contando com profissionais capacitados, que conhecem as particularidades do mercado de clínicas e consultórios.
Nós da Contmed possuímos serviços voltados especialmente para pequenas empresas do ramo médico, com profissionais altamente treinados para atender a todas as necessidades que você possa ter.