Os desafios começam desde cedo, antes mesmo da formação completa. Como as questões de planejamento financeiro e administração de empresas não são contempladas na faculdade, o médico encontra muito mais do que os assuntos ligados à Medicina em seu dia a dia. Até se tornar um empreendedor na área da saúde, a expectativa da estabilidade financeira pode parecer distante em algumas situações. Como a trajetória profissional depende de decisões pessoais, nem sempre a carreira será algo linear, por isso, reunimos alguns pontos interessantes para reflexão:
Tenha um planejamento em mente: ter um caminho a seguir é tão importante quanto saber onde se quer chegar. Sem traçar planos, a motivação pode cair ao longo do tempo, seja pela sensação de estagnação, cansaço pelo aumento na carga horária ou piores condições de trabalho. Nesse momento, vale a pena buscar conexão com seu propósito de carreira e enxergar saídas para a insatisfação atual.
Diversifique seus investimentos: durante a decisão em abrir o próprio negócio e iniciar os atendimentos em consultório, os médicos precisam levantar todos os custos e entender o impacto deste investimento, seja na aquisição ou aluguel do espaço. Diante da dinâmica do mercado de hoje, as opções crescem, sendo possível investir em imóveis ou em fundos imobiliários, decisão que precisa considerar as características de cada investidor. Você sabia que a Contmed oferece a ferramenta de Contabilidade Consultiva para abordar as estratégias de evolução patrimonial? Fale com nossos especialistas e veja como podemos auxiliar seu negócio.
Cultive boas relações: a inteligência emocional é uma aliada em todos os momentos da vida, da faculdade ao dia a dia do seu consultório. A empatia, por exemplo, é considerada uma habilidade cognitiva ligada à responsabilidade social, ou seja, fundamental para a qualidade na comunicação médico-paciente e no modo de se relacionar com colegas de profissão. Cultivar boas relações, portanto, envolve perceber as próprias emoções e reconhecer os sentimentos do outro, formando, assim, parcerias sólidas.
Reserva de emergência: o Sebrae recomenda que o empreendedor tenha guardado o equivalente a seis meses de despesas para emergências, com a indicação de aplicação em produtos financeiros conservadores e com liquidez. A intenção não é obter o máximo de rendimento, mas, sim, ter o recurso guardado em local seguro, sem risco de perda e imediatamente disponível para saque. A reserva de emergência é fundamental para não comprometer o caixa da empresa em momentos que fogem ao controle dos médicos, como a pandemia.
Alinhe planos e realidade: na carreira médica, a doação ao trabalho é sempre intensa; em algumas fases, fisicamente exaustiva. À medida que o desgaste fala mais alto, surgem questionamentos sobre a atual situação financeira e como o especialista gostaria de estar. Nas empresas, existe o alinhamento estratégico: processo de gestão de recursos para manter e alcançar as estratégias traçadas. É importante que o profissional da área da saúde tenha a mesma clareza de sua própria visão, missão e valores, traçados como se fosse uma organização. Aproveite esta reflexão para alinhar sonhos e metas, ciente de que eles se transformam constantemente.