Embora o objetivo principal seja o atendimento médico, o tempo em que o paciente aguarda pela consulta pode se transformar em uma experiência agradável ou não. Para isso, é importante pensar em otimizar o uso do espaço, de acordo com o público, priorizando a limpeza e segurança dos frequentadores. Conheça quatro pontos que refletem a preocupação com o atendimento na recepção da clínica:
Conservação do espaço
A pandemia nos mostrou a necessidade de outra disposição de móveis, especialmente cadeiras, sofás e poltronas. Na fase mais crítica, era comum vermos lugares interditados para respeitar o distanciamento social. O que enxergamos nessa ocasião foi a importância de locais limpos, arejados e com poucos móveis. Com a diminuição dos lugares disponíveis e número limitado de acompanhantes, tornou-se indispensável distribuir melhor a área de espera, algo que continuará pelos próximos anos.
Ao pensarmos em ambientes arejados, logo buscamos alternativas ao ar-condicionado, que fica desligado na maior parte do tempo quando é possível aproveitar a ventilação natural. Outros elementos de estrutura exigem investimentos e só podem ser feitos caso o gestor conte com uma reserva de emergência ou já esteja planejando uma reforma. E o valor virá somente com um fluxo de caixa eficiente.
Acolhimento de crianças e idosos
Um ambiente frio e pouco convidativo pode se tornar um local de espera estressante. Como algumas clínicas atendem variados perfis, com necessidades diferentes, é preciso ficar atento à segurança de todos. Crianças menores podem se entreter no espaço dedicado a elas com mesa de atividades, tapetes lúdicos, pinturas nas paredes ou até mesmo uma assinatura de canal infantil.
Os idosos, por outro lado, precisam de acessibilidade, corredores com fácil circulação e ambiente tranquilo. Integrar demandas tão diversas pode ser um desafio na composição do layout, mas que certamente trará boa impressão aos frequentadores.
Tempo de espera
Com a apreensão pela consulta e diagnóstico, muitos pacientes acabam tendo uma percepção maior do período aguardado na recepção. Esse tempo pode ser reduzido com a confirmação antecipada e uma política clara sobre atrasos e faltas, especialmente em horários de pico. Para isso, é indicado oferecer horários variados, inclusive aos sábados, se possível, além da opção de telemedicina e facilidade no reagendamento.
No caso de atraso dos especialistas, os pacientes precisam ser avisados antecipadamente, informando o novo horário previsto de atendimento. Para isso, é importante ter uma equipe bem treinada para reorganizar a agenda de acordo com os imprevistos, evitando que os pacientes retornem insatisfeitos ou sem a consulta médica.
Cordialidade no atendimento
Todos os tópicos para melhorar a experiência do paciente na recepção da clínica médica estão interligados, mas precisam do atendimento para, enfim, serem caracterizados como satisfatórios. Passa pelos atendentes o controle da limpeza, do número de pessoas na sala de espera, da boa ventilação do local e conservação dos móveis. Sem esquecer, é claro, do atendimento telefônico e por WhatsApp, pagamentos, emissão de comprovantes e outras atribuições.
O atendimento médico continua como foco principal, mas retornar ao consultório é uma decisão que engloba diretamente a recepção. O bem-estar começa ali e requer manutenção e investimentos, muitos deles sugeridos pelos próprios atendentes. Como destacamos anteriormente, os investimentos precisam ser bem planejados e envolvem a contabilidade da sua empresa.
Se procura entender suas finanças para buscar melhorias no atendimento ao seu público, converse com nossos contadores.