Às vezes fica difícil compreender de que forma o planejamento pode ser aplicado em questões como as obrigações fiscais. O receio fica por conta das altas cargas tributárias aplicadas no Brasil e as possíveis penalidades em seu descumprimento. Dá para simplificar uma tarefa tão complexa como os impostos? Quando a contabilidade é especializada no atendimento aos médicos, a resposta é sim, e como!
Conheça cinco dúvidas sobre os benefícios do planejamento tributário para sua empresa médica:
-
O que é planejamento tributário?
O planejamento tributário é o estudo e entendimento da área de atuação de uma empresa para obter, legalmente, benefícios fiscais, ou seja, a redução da carga tributária.
O planejamento engloba desde o pagamento dos impostos à escolha do regime tributário mais adequado ao seu perfil. O regime, por sua vez, é o conjunto de normas que determinará quais são os tributos aplicados à sua empresa, como eles devem ser pagos e em quais períodos.
-
Como saber qual regime tributário é mais adequado para minha empresa?
Os regimes tributários mais comuns para prestação de serviços médicos são Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real. A opção correta para a sua empresa levará em conta algumas informações como definição das atividades, projeção anual de faturamento, despesas operacionais, gastos com a folha de pagamento e projeção da margem de contribuição.
O Lucro Presumido, por exemplo, é mais eficiente quando comparado aos outros para empresas que não possuem funcionários. É um regime tributário, como o próprio nome sugere, que presume a lucratividade da empresa. No caso de prestação de serviços médicos, as alíquotas de presunção são de 8% para atividades equiparadas às de serviços hospitalares e de 32% para os serviços médicos em geral.
Para saber mais detalhes sobre os regimes tributários, clique aqui.
-
Posso mudar de regime, como isso ocorre?
Sim, após estudo de planejamento tributário, a alteração pode ser feita a partir do primeiro pagamento do imposto federal. Ao realizar a opção para o ano vigente, a empresa deve mantê-la até o final daquele exercício. Para validar o regime em 2023, por exemplo, recomendamos uma revisão no último trimestre.
-
Em qual momento do negócio o planejamento é benéfico?
Como o planejamento tributário envolve todas as questões relativas à gestão dos tributos da empresa médica, ela deve estar presente da abertura da empresa ao processo de revisão anual do regime. Uma decisão equivocada terá efeito durante todo o ano, impedindo a obtenção do melhor benefício fiscal.
-
Como a contabilidade especializada auxilia o gestor médico nessa questão?
A figura do contador especializado é importante pois, além de enquadrar sua empresa médica no regime tributário mais adequado, direciona a clínica médica na redução legal de impostos, especialmente quando o mercado opera com margens tão pequenas.
É com o estudo de planejamento tributário que obtemos o melhor benefício fiscal. E ele só terá resultados satisfatórios se os profissionais tiverem experiência e conheçam as atividades a serem exercidas pela empresa médica.
Ficou com dúvidas sobre como o planejamento tributário é capaz de desenhar o melhor benefício fiscal para sua clínica ou consultório? Converse hoje mesmo com nossos contadores.
1 comentário