Com o objetivo de converter diferentes ações em receita para o consultório, o marketing médico pode apresentar resultados variáveis, alguns bem distantes da proposta inicial. Para evitar concentrar esforços com baixo retorno, listamos cinco erros comuns na divulgação de clínicas e especialistas.
- Violar o Código de Ética Médica (CEM): embora todos os médicos entendam e respeitem o CEM, a forte presença de especialistas nas redes sociais trouxe dúvidas sobre o que caracteriza autopromoção na internet. De acordo com o Guia das Boas Práticas nas Redes Sociais para Médicos 2022, do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp), o foco central permanece o esclarecimento à sociedade sobre temas de saúde. O compartilhamento de informações, seja nas redes ou WhatsApp, não configura telemedicina, um esclarecimento que pode ser feito em postagens e na troca de mensagens com os pacientes.
- Promover publicações e anúncios sem análise: quando falamos em marketing, é importante pensarmos no público-alvo da clínica. Mesmo que a especialidade seja pediatria, consideramos o interessado pelo agendamento da consulta: pai, mãe ou responsável, faixa etária, escolaridade, onde mora. Além dessas características, quais são as dúvidas que as postagens nas redes sociais podem esclarecer. Antes de promover publicações e criar anúncios, estas respostas ajudarão a criar conteúdos mais interessantes que poderão engajar seguidores de forma espontânea.
- Seguir modismos digitais: com atualizações constantes, as redes sociais apresentam novidades a todo momento, mas nem todas elas precisam ser incorporadas ao marketing digital da clínica. Entender o valor de cada ação é importante para que não ocorra a banalização da informação que está sendo passada, promovendo ruídos na comunicação com seu público.
- Focar em seguidores e curtidas: com o compartilhamento de informações em saúde, nem todos os seguidores serão potenciais pacientes, embora naturalmente esse número possa oscilar. O foco unicamente em seguidores e curtidas nem sempre revela o sucesso da campanha de marketing. Por isso é tão importante conhecer o público-alvo, pois as ações direcionadas a ele tornam a audiência mais qualificada e com maior potencial em agendamento de consultas presenciais e por telemedicina.
- Esquecer das ações offline: o marketing médico não pode se concentrar somente no digital, precisando equilibrar ações dentro e fora da internet. Construir uma identidade visual, do layout do consultório à marca presente no cartão, pensar em campanhas anuais e materiais impressos (receituários e panfletos) são alguns exemplos do que pode ser feito para somar valor às iniciativas em marketing médico.
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