Ao contrário do que muitos pensam, a auditoria é um recurso eficiente para empresas de todos os portes. Na área da saúde, permite analisar e avaliar determinado processo, como o atendimento ao paciente, por exemplo. Quando falamos em auditoria contábil, concentramos os esforços em analisar a saúde financeira da clínica ou consultório, com o auxílio de um profissional da Contabilidade. Conheça mais sobre como este trabalho traz benefícios ao seu negócio.
Mas afinal, o que é a auditoria contábil? O contador é o responsável pela realização da auditoria contábil no estabelecimento de saúde, analisando os documentos contábeis. Quando o fluxo de caixa é o ponto central, por exemplo, a intenção não é somente apontar irregularidades — embora elas possam aparecer —, mas também identificar falhas de gestão e se existe conformidade com a legislação.
Quando deve ser realizada? O auditor contábil pode atuar na clínica médica a partir do momento em que o médico identificar falhas ou suspeitas de desvios financeiros e também para fazer um raio-X da atual situação financeira da empresa.
Como a auditoria contábil pode ajudar sua clínica? Assim que a necessidade é identificada, o gestor pode solicitar a assessoria de um auditor contábil para correção do atual percurso e orientar a tomada de decisões no futuro. Um dos benefícios desse processo é evitar problemas com um fluxo de caixa que não transmita a realidade da clínica ou consultório, garantindo, assim, o crescimento sustentável do negócio.