“Impostos são complicados”. Essa ideia certamente passou pela cabeça de um médico, antes mesmo dele se tornar um empreendedor. Mas a verdade é que quanto mais conhecemos algo, menos difícil esse assunto se torna, certo? É claro que o profissional da saúde não poderá reduzir seus atendimentos para se dedicar à contabilidade de seu negócio. Para isso, existe a Contmed, empresa especializada na área médica há mais de 20 anos. E como nosso propósito é transformar vidas, a preocupação com os tributos do médico PJ deixam de existir.
É importante saber que o empreendedor médico pagará seus impostos de acordo com o enquadramento da empresa, sendo o Simples Nacional e o Lucro Presumido os regimes tributários mais adotados. Saiba, abaixo, quais são os tributos que um médico PJ deve pagar.
- Simples Nacional: como informa a Receita Federal, este regime abrange os tributos IRPJ, CSLL, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social a cargo da pessoa jurídica (CPP), mediante documento único de arrecadação – DAS. Com limite de faturamento anual de R$ 4,8 milhões, possui alíquotas nominais que variam de 4% a 33%.
- Lucro Presumido: ISS, PIS/Pasep e Cofins são apurados mensalmente, enquanto IRPJ e CSLL, trimestralmente, sendo estes dois últimos com alíquotas que variam de 8% a 32% (presunção de lucro), conforme a atividade a ser exercida. No caso de serviços médicos, as alíquotas de presunção são de 8% para atividades equiparadas aos serviços hospitalares e de 32% para os serviços médicos em geral.
Simples Nacional ou Lucro Presumido? Para saber qual regime é mais vantajoso à sua realidade, conte com a assessoria de nossa equipe. Entre em contato pelo WhatsApp: (11) 97150-9987