Não existe uma fórmula única para economizar e cortar gastos, mas é importante refletir sobre quais valores podem ser reduzidos ou eliminados, sejam eles despesas, custos ou investimentos mal planejados. Selecionamos cinco maneiras de identificar os sacrifícios financeiros que podem ser revistos na sua clínica médica.
1. Evite retiradas não programadas: uma das vantagens de tornar o fluxo de caixa eficiente é trazer saúde financeira ao negócio. Um dos equívocos nesse processo é tornar as retiradas não programadas um hábito para investimentos fora do planejamento ou para socorrer emergências pessoais e da empresa. Essas saídas podem gerar rupturas no fechamento de caixa e precisam ser contornadas o quanto antes.
2. Busque clareza na política salarial: oferecer bons salários é, sem dúvida, um fator estratégico para a clínica reter bons profissionais. Mas, para que esteja alinhada à realidade do negócio, protegendo os direitos do trabalhador e o orçamento da empresa médica, é importante administrar os cargos e projetar o crescimento salarial da equipe, identificando os custos com horas extras e a possível terceirização de colaboradores.
3. Evite recorrer a empréstimos: assim como as retiradas não programadas, os empréstimos podem afetar a saúde financeira. Sem planejamento, os juros podem não compensar de acordo com o retorno que será obtido com um investimento, por exemplo. Para isso, avalie sua capacidade de pagamento e qual tipo de empréstimo é o mais adequado à determinada necessidade.
4. Otimize a gestão do tempo: quando um médico não possui tempo para se dedicar à especialidade, estudo dos casos e atendimentos, para se voltar à administração do negócio, essa tendência pode gerar desgastes físicos e emocionais, com consequências financeiras. É importante ter um bom suporte de profissionais, delegar funções e, assim, preservar a boa saúde.
5. Conte com profissionais especializados na área da saúde: quando um colaborador conhece seu segmento, fica mais fácil planejar e buscar redução de encargos com o planejamento tributário alinhado ao seu perfil de negócio, solução apontada por contadores especializados na área médica.
Algum destes exemplos vale a pena ser revisto, de acordo com a realidade da sua empresa médica? Para uma análise personalizada, entre em contato com nossos especialistas e confira todas as vantagens de ser um cliente Contmed.
Mais um ótimo artigo, gostei muito da parte que fala quando um médico não possui tempo para se dedicar à especialidade, estudo dos casos e atendimentos, para se voltar à administração do negócio, essa tendência pode gerar desgastes físicos e emocionais. Continue escrevendo parabéns!
Muito Obrigado Michael! Ficamos felizes em saber que nosso conteúdo está agradando os leitores. Continue acompanhando nosso blog.