O ano está só começando, mas logo traz uma preocupação comum a todos os médicos: a declaração do IRPF 2023. Vale a pena pensar nisso antes do prazo começar, marcado para o início de março? Sim, vale, afinal, muitos enganos podem levar à malha fina, como deixar a declaração para a última hora e fazer a entrega com erros de digitação, especialmente com a confusão entre pontos e vírgulas.
Além da pressa em entregar a declaração, outros erros comuns podem ser evitados ao levantar com antecedência os documentos mais exigidos no IRPF. É por essa razão que todos os anos disponibilizamos uma lista de verificação para auxiliar os médicos durante o prazo proposto pela Receita Federal. Caso o interesse seja por um atendimento personalizado para otimizar o tempo e evitar atrasos e multas, o médico pode contar com a experiência de nossos contadores no mercado da saúde. Para receber assessoria individualizada no IRPF 2023, acesse nossa área de contato.
De olho no carnê-leão
Não declarar os rendimentos recebidos como aluguéis caracteriza outra falha que ocorre com frequência. A inconsistência é observada ao cruzar os dados do proprietário e o que foi declarado pelo inquilino. Caso o valor recebido com um ou mais aluguéis fique acima de R$ 1.903,98 mensais, além da declaração no IRPF, o proprietário deve antecipar o recolhimento do imposto mensal (carnê-leão).
Não deixe de acompanhar nosso conteúdo exclusivo sobre o IRPF 2023 no blog e em nossas redes sociais.