Os médicos(as) são muito propensos a cair na malha fina pela Receita Federal por suas diversas formas de movimentar/reunir renda: seja pessoa física ou pessoa jurídica, isso inclui trabalhos fixos e clínicas particulares.
Por isso, todos os profissionais da saúde que transitam entre PF e PJ devem ficar atentos na hora de declarar seu Imposto de Renda para não cair na malha fina.
Separamos duas dicas pra você:
CPF dos pacientes – como deve constar?
Anteriormente os custos de recebimentos das consultas particulares podiam ser declarados todos somados num único valor, mas, agora os médicos devem declarar o valor de cada consulta de forma singular.
Desse jeito a Receita Federal pode cruzar os dados e, por exemplo, se o paciente declarar que a consulta custou R$300,00, você também deverá declarar o recebimento de R$300,00 ou estará sujeito a ser chamado para dar explicações.
E, para este controle, é necessário inserir o CPF de cada um dos pacientes.
CPF dos dependentes – como deve constar?
Todos os gastos do seus dependentes devem estar atrelados diretamente aos seus.
Mas atenção: uma mesma pessoa não pode constar como dependente em mais de uma declaração. E este ano (2019) devem constar o número de CPF de todos os dependentes.
Informações necessárias para médicos (as) donos de clínicas
Deve constar na sua declaração:
- Funcionários registrados e todos os encargos relativos à contratação de equipe;
- Gastos com manutenção do consultório como água, luz, aluguel, condomínio e telefone;
- Material de consumo do escritório;
- Pagamento do Conselho de Classe (CRM e CRO, por exemplo) e sindicatos;
- Despesas de propaganda para divulgação da clínica.
- Fique atento aos prazos!
O prazo final para a entregar a declaração do Imposto de Renda 2019 é dia 30 de Abril. Corra antes e fuja da malha fina.
Não tenho tempo, o que eu faço?
Sabemos o quão corrido é a rotina de um médico(a). Em meio aos plantões e consultas, é comum se dispersar de outras tarefas, principalmente as mais burocráticas.
Mas você não precisa se preocupar porque nós da Contmed podemos cuidar disso para você. Com o nosso planejamento estratégico, a sua Declaração de Imposto de Renda estará completa, saudável e positiva, seja a sua atuação como Prestador de Serviços, Equipes Médicas, , como Clínica ou até Pessoa Física.
Cont com a gente!