Durante o planejamento e abertura de um consultório, muitas questões vêm à tona, entre elas as diretrizes que definirão a identidade da empresa. São conceitos muito abordados nos negócios, mas que nem sempre estão claros aos médicos que se tornam empreendedores.
É comum encontrarmos as definições em sites, como disponibilizamos na página da Contmed, pois é importante que o cliente tenha referências sobre os valores que norteiam futuros parceiros. Na área médica, no entanto, estas informações nem sempre estão disponíveis aos pacientes, mas é fundamental que estejam bem alinhadas para os sócios e funcionários.
Importante destacar que os conceitos precisam ser verdadeiramente desejados, entendidos e aplicados. De acordo com o Sebrae, o trio missão-visão-valores é frequentemente mal empregado na gestão de empresas. “É comum observarmos companhias com declarações de missão, visão e valores que são meros objetos decorativos ou que acabam se tornando motivo de piadas dos colaboradores”, alerta.
Fica evidente que o mais importante não é definir conceitos bem elaborados e escritos, mas, sim, encontrar formas de aplicá-los no dia a dia do consultório médico, sem que os imprevistos da gestão não desviem a empresa de seu propósito.
Missão e Visão
O primeiro pilar do tripé missão-visão-valores traduz bem o propósito que rege a empresa e sua razão de existir no mercado. Em seguida, vem a visão, descrevendo onde a empresa deseja chegar e o que pretende construir. No livro A Organização Dirigida por Valores (Alta Books), o autor Richard Barrett afirma que “a declaração de missão é o ‘meio’ e a declaração de visão é o ‘fim’. Em outras palavras, a declaração de missão descreve como você vai criar o futuro que quer viver (a visão)”.
Valores
Como descreve o material divulgado pelo Sebrae, os valores são os ideais de atitude, comportamento e resultados que devem estar presentes nos colaboradores e nas relações da empresa com seus clientes, fornecedores e parceiros. Nos valores da Contmed, destacamos os dez pilares na construção de um ambiente inspirador e agregador para todos.
De acordo com Barrett, “cada indivíduo e cada organização tomam centenas de decisões a cada dia. As decisões que tomamos são um reflexo dos nossos valores e crenças e elas estão sempre direcionadas a um propósito específico. O propósito para o qual elas se direcionam é a satisfação das nossas necessidades individuais ou coletivas (organizacionais). Quando usamos nossos valores positivos, que reafirmam a vida, para tomar decisões, geramos conexão e confiança”.
1 comentário