De acordo com o porte da empresa, o processo de seleção de profissionais pode depender unicamente dos médicos responsáveis pelos consultórios e clínicas. Se a recolocação precisar ser feita em pouco tempo, a dinâmica pode exigir muito de quem se dedica aos cuidados com a gestão e os pacientes. Selecionamos algumas etapas que podem ajudar a minimizar conflitos na contratação de novos integrantes para as equipes.
- Definição adequada da vaga e suas atribuições: para achar o candidato ideal, é preciso saber exatamente o que se procura. Quais características preenchem os requisitos desta colocação? Além dos conhecimentos técnicos, qual é o tipo de personalidade que se encaixa bem na equipe, considerando o ambiente de trabalho? Ao responder estas perguntas, o especialista reflete sobre o perfil que está buscando dentro das funções que serão desempenhadas.
- Cuidados com as indicações: no anseio de preencher o posto rapidamente sem interferir na rotina do consultório, é natural que apareçam algumas recomendações da própria equipe, familiares e de pacientes mais próximos. É possível, sim, que algumas delas sejam interessantes, mas, antes, reflita sobre a etapa 1 e veja se estas indicações são realmente adequadas à vaga ou se é apenas o desejo de encurtar um processo de seleção que pode ser mais longo do que o desejado.
- Quais seriam as formas mais eficientes de realizar uma contratação? Seria melhor coordenar por conta própria ou terceirizar o processo seletivo? Se estas dúvidas estão preocupando o médico responsável pela equipe, significa que o fator tempo pode deixar o processo desgastante até a entrevista com o último candidato. Neste momento, conte com os consultores da Contmed e veja nossas soluções para estruturar sua empresa. Oferecemos suporte na definição de papéis e responsabilidades do candidato e apoio nos processos de recrutamento e seleção de profissionais.
- Fase de entrevistas online e presenciais: a pandemia e a telemedicina mostram a todo momento como os profissionais precisam se adaptar e interagir com as novas tecnologias. Usar este recurso na primeira etapa de entrevistas significa economia de tempo do contratante e candidato. Quando existe real interesse para a contratação, o médico pode, enfim, agendar as entrevistas na própria clínica ou consultório. Todo o processo à distância deve ser avaliado, afinal, o candidato fará muitas vezes o agendamento e contato online com pacientes e fornecedores, revelando como sua empresa será representada no futuro por determinado candidato.
- Fase de integração à equipe: a última etapa de seleção pode envolver os demais funcionários, pois é importante conhecer as impressões dos colaboradores que atuarão diretamente com o novo contratado. É possível propor uma dinâmica ou até mesmo uma conversa informal para coletar novas informações dos candidatos, entender sua visão de trabalho e habilidades interpessoais.
Fale com nossa equipe para saber mais detalhes sobre o suporte oferecido pela Contmed no recrutamento e seleção de profissionais para clínicas e consultórios.