Diversificar serviços e ampliar a rede de atendimento exige planejamento. Além de pensar nos processos que se tornam mais complexos e dinâmicos, os empreendedores da saúde precisam refletir de que forma a estrutura proporcionará e sustentará estas mudanças.
Quando dois ou três especialistas passam a atender simultaneamente, a estrutura precisa atender a todos de forma segura e eficiente, uma vez que os espaços passarão a ter um fluxo maior de pacientes. O posto de coleta dos exames laboratoriais será mais exigido, assim como a farmácia, seja qual dimensão tenha.
O estoque nas clínicas e consultórios precisa garantir a segurança de funcionários e pacientes, evitando rupturas com a falta de insumos, inutilização com a má conservação ou vencimento de medicamentos. Atenção especial às medicações que exigem conservação em baixas temperaturas. Ao cotidiano das empresas somamos ainda os equipamentos de proteção individual que foram adotados por todo quadro de funcionários com a pandemia.
Realizar o inventário de forma eletrônica, com sistemas de gestão ou planilhas, evita o desencontro de informações. A coleta de dados deve ser feita periodicamente, possibilitando analisar o peso de cada item nas despesas mensais. Este controle facilita também o processo de compra, uma vez que será possível negociar com fornecedores e melhorar seu relacionamento com eles.
Contabilizar o inventário é conhecer o valor investido em produtos e medicações. O bom desempenho na gestão do estoque exige equilíbrio entre oferta e demanda. Como orienta o Sebrae, a gestão de estoques apresenta particularidades de acordo com o tipo de clínica de saúde. Deve-se buscar a eficiência nesta gestão, sendo que o estoque de mercadorias precisa ser suficiente para o adequado funcionamento da empresa, mas o mínimo para reduzir o impacto no capital de giro.
Além da preocupação com medicamentos, outros setores da clínica precisam ser alimentados com materiais diversos diariamente: limpeza, administração e copa. Interrupções no trabalho por falta de material pode revelar a falta de comunicação entre setores. Uma clínica funcionar com eficiência significa que o estoque também passa por check-up periodicamente.