O colorido calendário da saúde atrai, a cada ano, a atenção de novos pacientes. Cores como o rosa, que marca outubro, e o azul, em novembro, estão bem fixadas na mente das pessoas, chamando a atenção para prevenção dos cânceres de mama e próstata. É comum vermos alguns locais que aproveitam essas datas para conscientizar e aproximar diferentes públicos, investindo, assim, em relacionamento. Veja, abaixo, sugestões para aproveitar estas campanhas, com destaque para o Novembro Azul.
O movimento do mês de novembro fala sobre a conscientização de doenças masculinas, em especial o câncer de próstata, e teve origem na Austrália, em 2003. Chegou ao nosso país cinco anos mais tarde, sendo o segundo tipo de câncer mais comum entre a população masculina no Brasil. De acordo com o INCA, embora seja uma doença frequente, muitos homens preferem não conversar sobre este assunto, seja por medo ou desconhecimento.
Embora o INCA não recomende que se organizem eventos para convocar homens para a realização de check-up para câncer de próstata, uma campanha na clínica médica levanta a importância da prevenção para esta e outras doenças masculinas. Espaços médicos que contam com urologistas, por exemplo, podem abordar a importância da qualidade de vida para os homens, orientando esposas e filhas, em consultas de rotina de outras especialidades.
A clínica também pode contar com decoração que remeta à campanha: balões, laços azuis e o bigode símbolo do movimento. A pandemia impede que ações presenciais sejam criadas, como palestras ou caminhadas. Textos informativos nas redes sociais, lives sobre qualidade de vida com participação multidisciplinar e cartazes distribuídos pelo espaço são algumas iniciativas de conscientização.
Caso a clínica ofereça atendimento de urologista e clínico geral via teleconsulta, este tipo de serviço pode ser frisado nesta época. Se os especialistas possuem disponibilidade e sentem-se à vontade diante da câmera, é possível gravar um vídeo informativo para ser reproduzido na recepção ou postado nas redes sociais da empresa médica. É importante que a prevenção venha em primeiro lugar e, ao saber da resistência masculina na marcação de consultas, que os médicos passem tranquilidade e segurança.