Imagine que um gestor queira aumentar o número de atendimentos e, para isso, deseja alugar uma nova sala. Antes de fechar contrato, é importante saber qual será o retorno deste investimento e em quanto tempo o valor inicial será recuperado.
Como orienta o Sebrae, se o empresário busca fazer uma análise de quanto poderá ganhar ou já ganhou, terá essa resposta calculando o ROI (retorno sobre investimento). Para isso, faça o seguinte cálculo:
ROI = (valor arrecadado – investimentos) / investimentos X 100%
Como neste exemplo:
- Valor arrecadado com uma sala semelhante por determinado período: R$ 100 mil
- Investimento efetuado no mesmo período: $ 50 mil
- Cálculo do ROI: 100.000-50.000/50.000 x 100 = 100% de lucro
A resposta em porcentagem (X 100) ajuda a visualizar melhor o resultado que pode apresentar valores positivos ou negativos, caso ocorram perdas nos investimentos.
Prazo de retorno
Para se chegar ao prazo de retorno do investimento (PRI), é necessário dividir o investimento total a ser realizado pelo valor que se espera ganhar no período (lucro líquido).
PRI = investimento / valor esperado
Embora os cálculos apontem quanto se irá ganhar e o prazo em que o investimento inicial será recuperado, existem algumas limitações destas projeções como, por exemplo, considerar eventos atípicos como a quarentena e a queda brusca no agendamento de consultas. Segundo o Sebrae, o PRI “não pode ser o único indicador utilizado para garantir uma gestão financeira eficiente”.
Gostaria de fazer um investimento e quer saber quando ele retornará, considerando uma série de variáveis do mercado? Entre em contato hoje mesmo com nossos consultores.