Alugar um espaço para a empresa traz vantagens como flexibilidade de contrato e baixo investimento inicial, especialmente quando pensamos em locais como coworkings médicos. Do outro lado da balança está a baixa autonomia para melhorias e ampliações, além da decisão do locador em pedir a desocupação do imóvel, o que pode trazer grandes transtornos.
Se a sua intenção for a compra de um imóvel, um planejamento fará toda a diferença em relação ao tempo em que esse objetivo será alcançado. O cuidado inicial é não misturar contas pessoais com as da empresa, uma confusão a ser resolvida nos anos iniciais de profissão, evitando que o problema se arraste ao longo da carreira. Até lá, abandone a ideia de que o aluguel será dinheiro perdido, pois ele pode ser o impulsionador até a assinatura de um contrato.
Com um número maior de pacientes, é possível se estabelecer em uma região, mas isso também dependerá de questões pessoais. Se existir dúvidas em relação à localidade, o aluguel volta a ser uma opção, o que não inviabiliza os planos de compra, deixando-os apenas para outro momento.
Outra pergunta a ser respondida pelo médico é se a reserva financeira está sendo feita e se ocorre de forma constante, sem passar apertos. Para ter tranquilidade, o planejamento deve ser traçado respeitando a realidade do gestor e seguido com disciplina. Nem sempre a compra é a melhor escolha para determinado momento da vida. Saber reconhecer o tempo certo para tomar essa decisão, portanto, pode definir um bom negócio.