À medida que as vacinas começaram a ser aplicadas, novos casos de Covid eram notificados. Embora a imunização tenha ocorrido simultaneamente com a segunda onda, as clínicas e consultórios voltaram a perceber queda nos agendamentos, exames e consultas. A euforia inicial da população com a chegada das doses para profissionais de saúde e idosos não impediu que o medo pela contaminação falasse mais alto e as recepções voltassem a ficar vazias.
Antes de pensar em novos investimentos, busque otimizar o que existe hoje em seu espaço médico e que pode ser melhorado conforme a pandemia desacelera.
Faça da recepção sua forma de fidelizar clientes: muito se fala em agendamento online, prático e na palma da mão. Mas quando um encaixe é necessário ou o paciente busca o esclarecimento de qualquer informação, a figura das secretárias e atendentes volta a ser fundamental, especialmente quando existe insegurança no retorno ao consultório. Por isso, reúna sua equipe e explique a importância da recepção nesta fase delicada de pandemia.
Reserve horários especiais para grupos prioritários: antes mesmo da pandemia, era comum que as clínicas oferecessem horários alternativos de atendimento, no período da noite ou aos finais de semana. Durante o enfrentamento da Covid, esse modelo pode ser repensado para idosos, gestantes e crianças.
Planeje-se para consultas e exames represados pela pandemia: o momento de salas de espera vazias demonstra que os atendimentos serão retomados quando os números de imunizados e casos permitirem a flexibilização do isolamento. Desde já, é importante planejar como será a retomada e acompanhamento destes pacientes.
Consulte seus parceiros sobre o que pode ser otimizado: é momento de união e repensar estratégias com o apoio de consultores, empresas de soluções em tecnologia e principalmente seu contador. Nesta fase delicada, a melhor saída pode vir do grupo criado antes da pandemia. Se você ainda não é nosso cliente e está interessado em migrar para uma contabilidade especializada na área médica, entre em contato. Estamos ao seu lado no enfrentamento da Covid-19.