Compor uma reserva financeira é um dos caminhos para crescer de forma sustentável na profissão. Quando aplicamos essa necessidade à clínica médica, representa também a segurança contra imprevistos que possam ocorrer, como queda abrupta nos atendimentos, mudanças na equipe e obras emergenciais. De acordo com o método 50-30-20, criado pela senadora e professora de direito norte-americana Elisabeth Warren e sua filha, Amelia, a divisão da renda líquida mensal em três partes possibilita que o gestor conquiste maior controle financeiro.
A divisão, no entanto, segue proporções diferentes: 50% da renda líquida deve ser composta por despesas mensais fixas, como aluguel, condomínio, contas de água e energia, parcelas de empréstimos e o pagamento de salários. A segunda parte (30%)
corresponde às despesas variáveis, como o pagamento de comissões, serviços de assinatura, cursos e treinamentos, entre outros exemplos.
A última parcela da renda líquida, de 20%, deve ser destinada à reserva financeira. Se o valor não estiver disponível ainda, é necessário mapear detalhadamente o quanto se ganha e o quanto se gasta para, enfim, criar uma economia para situações de emergência. Se conquistar uma reserva financeira para sua clínica é um dos seus objetivos para este ano, entenda como a contabilidade especializada na área médica pode contribuir para isso. Entre em contato com nossos especialistas!