Ações para desburocratizar a isenção de rodízio de veículos para médicos estão em curso no Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo — o Cremesp —. A medida faz parte da proposta da atual gestão do órgão de investir na desburocratização e informatização de diversos procedimentos administrativos, tendo em vista a redução de custos e maior eficiência no atendimento aos médicos.
O presidente do Cremesp, Mario Jorge Tsuchiya, e o conselheiro Marcello Scattolini participaram de uma reunião realizada no dia 24 de julho deste ano, ao lado de representantes da Pasta, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), da Prodam e do autor do Projeto de Lei de isenção do rodízio para os médicos, vereador Paulo Frange.
Mudanças que irão agilizar o processo
A meta é desenvolver um sistema para que todos os requisitos de obtenção do benefício possam ser confirmados digitalmente. Quando o programa for implantado, haverá um link na área do médico para acesso ao sistema de solicitação da isenção e cadastro das informações do veículo.
Após a checagem do cadastro, todos os dados serão transmitidos digitalmente para o DSV, sem a necessidade de enviar documentos impressos ou digitalizados. A confirmação da isenção de rodízio do médico também será feita por meio do sistema.
Atualmente, para solicitar o benefício é preciso passar por uma extensa etapa burocrática, além da espera de resposta, que demora em média 45 dias após o protocolo. Porém, alguns avanços foram obtidos pela atual gestão do Cremesp, tais como:
Ações Concluídas
- Consulta do benefício pela área do médico, possibilitando o acompanhamento do processo;
- Comunicação automática da aprovação por email, conferindo mais agilidade no conhecimento do resultado;
- Não obrigatoriedade de autenticação das cópias dos documentos exigidos;
- Outros benefícios que serão alcançados com a implementação do sistema
- A implementação do sistema também trará inúmeros benefícios aos requerentes, como:
- Maior eficiência: conferir a documentação manualmente demanda muito tempo. Com a informatização, esse trabalho poderá ser realizado instantaneamente;
- Maior confiabilidade: a probabilidade de haver erros na conferência manual é bem alta, ao passo que é praticamente nula em um processo automatizado;
- Diminuição da demanda por espaço físico: com o armazenamento sendo realizado digitalmente, diminuirá a necessidade de espaço físico para guardar documentos;
- Maior agilidade nas respostas: por meio da informatização, as respostas das solicitações poderão ser obtidas em um prazo menor.
Essa mudança quando totalmente implementada, facilitará o atendimento de muitos médicos, assim como a Contmed que facilita o seu dia-a-dia.